Neste tutorial, você aprenderá como melhorar a aparência do Ubuntu 12.04. Foi o tempo em que o Linux era um sistema feio e desengonçado. Com a chegada do Ubuntu, muita coisa mudou, inclusive a interface do sistema, que tem se mostrado cada vez mais atraente e funcional. Apesar da simplicidade presente na última versão do sistema operacional, a 12.04, alguns velhos truques ainda podem ser usados para tornar tudo ainda mais interessante.

Interface tradicional do GNOME terá espaço garantido na versão 12.04 do Ubuntu (Foto: Reprodução/OMG Ubuntu!)Ubuntu 12.04 (Foto: Reprodução/OMG Ubuntu!)

Para alternar de maneira significativa a aparência do Ubuntu 12.04 basta que você tenha dois programas instalados, o Compiz e o MyUnity (abaixo você verá como baixá-los). O primeiro modifica a forma como a área de trabalho funciona, adicionando inclusive efeitos especiais, enquanto o segundo modifica o novo launcher do sistema, o Unity.

Pronto para as mudanças?

Passo 1. Primeiramente, instale o Compiz. Para isso, é necessário digitar alguns comandos. Digite terminal na área de inicialização de programas do Ubuntu;

imagem1Digite “terminal” na área de inicialização de programas do Ubuntu (Foto: Reprodução/Rafael Moco)

Passo 2. Em seguida, execute os seguintes comandos, nesa ordem, e um de cada vez:

sudo apt-get install compiz

sudo apt-get install compizconfig-settings-manager

sudo apt-get install compiz-fusion-plugins-extra

sudo apt-get install compiz-plugins-extra

Lembre-se que é necessário digitar a sua senha após cada um dos comandos;

imagem2Excecute os comandos um de cada vez (Foto: Reprodução/Rafael Moco)

Passo 3. Após a instalação, basta digitar “Compiz” na área de inicialização do Ubuntu e, em seguida, clicar no botão do CompizConfig Settings Manager;

imagem3Após a instalação, digite “Compiz” na área de inicialização do Ubuntu (Foto: Reprodução/Rafael Moco)

Passo 4. Existem inúmeras opções disponíveis para mudar a aparência das janelas e o comportamento do Ubuntu como um todo. Por exemplo, na aba Effect, é possível deixar as janelas com aspecto gelatinoso (Wobbly Windows), ou até o útil Window Previews, disponível na aba extras. Lembrando que alguns efeitos exigem que o usuário tenha os drivers de sua placa de vídeo atualizados.

imagem4Opções de alteração de janela e de comportamento do Ubuntu (Foto: Reprodução/Rafael Moco)

Passo 5. Chegou a vez de mudar a aparência do Unity, o novo menu de inicialização de programas do Ubuntu 12.07. Para isso, basta abrir a janela do terinal e digitar sudo apt-get install myunity, entrando com sua senha quando necessário;

Passo 6. Após a instalação, basta digitar MyUnity no inicializador de programas do Ubuntu;

imagem5Para voltar a aparência inicial, basta clicar em Default Settings (Foto: Reprodução/Rafael Moco)

Passo 7. Assim como no Compiz, as modificações disponíveis no MyUnity estão divididas em abas. Com ele é possível alterar a transparência da barra de inicialização, além do menu superior. Também é possível escolher diferentes temas, com ícones diversos. Se você não gostou das mudanças, basta clicar em Default Settings, e tudo voltará ao normal. Experimente!

Fonte: Tech Tudo.

Anúncios