Ubuntu 13.04: o que teremos pela frente?

No final de outubro aconteceu a edição R do Ubuntu Developer Summit, em Copenhague, onde foram definidas diversas novidades que deverão chegar a próxima versão do Ubuntu – conhecida como Raring Ringtail -, que será lançada em abril de 2013.

Depois da Canonical contratar o criador do pacotes de ícones Faenza, um bug relatado por um membro do Time de Design da Canonical no Launchpad entregou alguns dos novos ícones e o papel de parede padrão que deverão chegar a próxima versão do Ubuntu.

Ubuntu 13.04: quais serão as novidades?

Alguns dos novos ícones que devem chegar ao 13.04

Na UDS houve várias sessões discutindo como o sistema será uma plataforma de jogos – devido a chegada da Steam -, envolvendo desde a performance do Unity até latência de áudio. Ou seja, além das novas versões experimentais de drivers de vídeo já anunciadas pelas grandes fabricantes, teremos o aprimoramento de diversos softwares visando oferecer um ambiente com melhor performance para jogabilidade.

Também há outra novidade: no ciclo de desenvolvimento do 13.04 não teremos mais versões alpha e somente uma beta. No lugar desses lançamentos haverão versões mensais, que serão basicamente daily-builds com um pouco mais de atenção.

Ubuntu 13.04: quais serão as novidades?

Ubuntu 13.04 rodando em um Nexus 7

A versão 13.04 deverá ter seu núcleo reestruturado para melhor se adequar a dispositivos móveis, tais como TVs, notebookstablets e celulares. De acordo com a publicação feita por Mark Shuttleworth em seu blog, coisas como a vida da bateria, número de processos em execução e consumo de memória deverão ser polidas.

As principais novidades previstas para o Ubuntu 13.04 “Raring Ringtail” foram apresentadas nesse texto, mas você também pode encontrar algo mais técnico diretamente nas especificações do projeto no Launchpad.

E aí, gostou das novidades? Já está testando a nova versão? Comente :-)

Fonte INFO.

 

Anúncios