Criar um pendrive de boot com o programa de instalação do Ubuntu

Nesta artigo, vamos explicar passo a passo como criar um pendrive de boot com o programa de instalação do Ubuntu, para que você possa instalar ou apenas testar a última versão do Ubuntu em seu computador.

Lista de programas e arquivos para download. Será necessário baixar os arquivos listados abaixo para seguir este tutorial.

Para formatar e criar o pendrive “bootável”, baixe o programa Universal USB Installer.

Não deixe também de baixar está versão do Ubuntu, clicando em um dos links abaixo:

ULTIMA VERSÃO UBUNTU

Após baixar o Universal USB Installer, abra o programa e clique em I Agree. Na tela seguinte, selecione a distribuição Linux, que no nosso caso, será a Ubuntu (1), e logo após, clique no botão Browse (2) para selecionar o arquivo ISO do Ubuntu  baixado anteriormente:

Criando pendrive de boot do Ubuntu 13.10

 

Após selecionar o arquivo ISO do Ubuntu, você deverá selecionar a letra da unidade correspondente a seu pendrive. No nosso exemplo, a letra de nosso pendrive é a E:\. Aproveitamos também e pedimos para o programa Formatar (1) a unidade.

Caso seu pendrive seja de 2GB ou superior, você poderá reservar um espaço no pendrive para que algumas configurações sejam salvas. Em nosso exemplo, deixamos 350MB (2), mas vale salientar que esta configuração é opcional e está em fase de testes, e com isso, nem todas as suas configurações podem ser salvas. Portanto, o mais recomendável é instalar o Ubuntu no computador para então usufruir de todas as funcionalidades com maior segurança.

Quando tudo estiver pronto, clique no botão Create (3) para iniciar o processo!

Experimentando ou Instalando o Ubuntu 13.10 via pendrive gerado com o Universal USB Installer

 

Aguarde todo o processo terminar, e então você verá uma tela como a seguinte:

Universal USB Installer: Instalando o Ubuntu 13.10 através de um pendrive
Agora que você já tem um pendrive de boot com o Ubuntu , basta reiniciar seu computador mantendo o pendrive na porta USB.

Caso o procedimento acima não funcione, selecione a opção de boot por USB, que na maioria dos computadores, notebooks e netbooks, pode ser feita pressionando uma determinada tecla alguns poucos segundos após ligar o equipamento. Abaixo, veremos como exemplo, algumas telas de início e suas respectivas indicações de tecla.

 

AS MAIS COMUNS DEPENDENDO DA MARCA DO COMPUTADOR SÃO:
Ao pressionar a tecla para opções de boot, quando iniciar o computador (F2, F3, F4, F6, F7, F9, ,F10, F12, DELL)

DÚVIDAS ESTAMOS A DISPOSIÇÃO.

 

 

 

 

 

/////////////////////////////////////////////////////////
 
 
/////////////////////////////////////////////////////////
Anúncios